quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Ética e Moral




Provavelmente nunca antes se discutiu e se atentou tanto no seio da sociedade a necessidade de condutas baseadas em fundamentos éticos e morais. Desde a crítica às condutas antiéticas e imorais de políticos corruptos até temas como aborto e eutanásia ( Bioética) , a temática da ética e da moral, ou o do que é certo e do que é errado, tem invadido todos os campos de discussões deixando de ser tema restrito a filósofos e teólogos vindo a se popularizar. No entanto poucos consideram as diferenças existentes entre os conceitos de ética e moral.
Em filosofia, ética e moral são considerados temas estudados no campo amplo da Ética. Para os antigos gregos Ética é a parte da filosofia que estuda a moral, ou seja, as valorações relativas ou absolutas da conduta humana, ou simplesmente o que é considerado certo e errado por uma determinada sociedade em determinado tempo histórico.
Para Platão a conduta ética seria um caminho para o Bem supremo, ligado a uma observância da melhor forma possível dos deveres de cada cidadão da polis, como o elucidado em sua obra “A República”. Seu discípulo, Aristóteles, compreendia a ética como um conhecimento prático ao lado da Política, considerado um ramo inferior da filosofia em comparação ao pensamento metafísico que levaria a sabedoria. Na visão aristotélica o agir ético seria uma justa medida entre uma conduta excessiva e outra carente. Para o estagirata a virtude da “coragem” seria uma justa medida entre o excesso “temerário” e a deficiência “covardia”.A busca pela justa medida e o hábito da conduta ética pelo indivíduo está no cerne da Ética aristotélica ,como percebe-se em suas palavras: “Busca e aquisição da justa medida por meio da repetição se traduz em um habitus e, portanto, constitui a personalidade moral do indivíduo.”
Modernamente os conceitos de ética e moral sofreram modificações. A partir do iluminismo (séc. XVIII)a partir das obras do filósofo alemão Immanuel Kant, ética e moral assumiram um caráter singular. Envolvido em uma concepção universalista e racionalista, Kant considerou ética como o conjunto de valores e costumes fundamentais presentes em qualquer sociedade em qualquer tempo histórico tendo como fundamento aspectos presentes em todos os seres racionais. O filósofo alemão universaliza a ética, demonstrando um caráter prático a partir do seu imperativo famoso imperativo categórico: “Aja de tal forma que sua máxima seja universal”, diferenciando-a,mas não a excluindo, da moral em sentido estrito a qual se restringe aos valores particulares de uma determinada sociedade.
Figurativamente podemos vislumbrar os campos da ética e da moral como dois círculos secantes. Assim nem tudo o que é ético (em termos universalistas e atemporais) seria considerado uma conduta moral (em termos particulares e temporais).
Exemplificando, podemos pensar na norma ética que proíbe a mentira em termos relativos. Tal norma é universal, haja vista que seria ilógico a não existência e validade de tal norma, uma vez que todos pressupõem a necessidade de se dizer a verdade em uma declaração como um ditame da razão. Em caso contrário, em uma situação de ausência de tal norma, não seria possível racionalmente dar crédito a qualquer declaração, até mesmo nossas próprios discursos.
Diferentemente da norma ética, uma norma moral assume o caráter restrito e temporal, não impedindo por sua vez que a mesma seja também universal, portanto também ética. A virgindade, por exemplo, foi e continua sendo uma norma moral em muitas sociedades. No entanto muitas sociedades humanas em várias partes do mundo e ao longo da história não a visualizam como uma conduta regulada por uma norma moral válida, fugindo assim do campo da moralidade que pode dar ensejo à sanção moral em caso de descumprimento.
Discursar sobre Ética e Moral não é um trabalho fácil, requerendo um estudo profundo da história do pensamento humano. Não pretendo nesse texto exaurir todas as particularidades do tema, uma vez que me sinto limitado teoricamente para tratar do tema de forma mais abrangente. Pretendo apenas dar uma pincelada sobre o assunto, que podem suscitar novas reflexões em breve.


“ O bem viver e o bem agir equivalem a ser feliz”
( Aristóteles)


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Yuri, você tem vasto conhecimento! Sempre quando brinquei com você falando "você só fica lendo! kkk", não passava de uma bricandeira (você sabe né hehehe), e você só tem a ganhar com isso! Acredito que é bem raro alguém de sua idade com esse grau de conhecimento e poder de abordar assuntos como você.
Me responde aí, de quanto em quanto tempo você coloca artigos aqui?
Abraço de seu primo Vinicius.
Tem futuro! Vai fundo!